Crítica - Teatro
Berro punk transborda indignação e lirismo
Peça sobre Rosa Luxemburgo resgata da cena roqueira paulista revolta contra o capital, sem dignificar a esquerda
O movimento punk paulista, dos operários do ABC que batiam botinas à noite e apertavam parafusos de dia, deixou os anos 1980 malogrado e com um estigma folclórico.
Mas ainda existem herdeiros punks por aí, e boa parte deles encontrou abrigo hoje no teatro e na dança.
Esses campos de expressão reuniram, em SP, grupos que fazem valer o velho slogan do "faça você mesmo". Mas não só: veja o exemplo da peça "Rózà", de Martha Kiss Perrone e codireção de Joana Levi, que está em cartaz na Casa do Povo, um prédio que ainda se recupera da situação de abandono no Bom Retiro.
Artistas, obra, prédio, tudo indica um teatro que transborda indignação e lirismo.
O uso de guitarra, baixo e bateria e a escolha de uma personagem histórica de pulso revolucionário, a polonesa judia Rosa Luxemburgo (1871-1919), resgatam do punk a revolta contra o capital.
Bandeira ingênua? Talvez. Como no punk, é o calcanhar de Aquiles do espetáculo.
As imagens das manifestações do ano passado, projetadas no cenário da peça, parecem agora bastante opacas.
Ao deixar apenas rastros do contexto histórico que Luxemburgo viveu ao lado de movimentos socialistas do leste europeu, e ao resgatar de cartas seu principal substrato, a peça foca na figura humana atemporal. Perfeito.
Luxemburgo foi morta por organizações paramilitares fascistas alemãs. Mas a esquerda, que já havia assumido o poder e estabelecia sua proposta de democracia sem se afastar dos militares, também foi responsabilizada por esta morte mais tarde. O nazismo, enquanto isso, ganhava corpo por trás do pano.
Por bem, o espetáculo não dignifica a esquerda. Estamos hoje, talvez como em 1919, imersos em um sono profundo e perigoso. Inclusive as três performers de "Rózà".
O berro delas ("Eu Não Tenho Medo") não é antiburguês, é um berro de quem quer acordar. O punk dos anos 1980 tinha uma rotina dura a combater. E "Rózà" berra contra a apatia.