Ideias brasileiras são destaque no exterior
Algumas das campanhas brasileiras de maior impacto foram criadas para marcas no exterior. É o caso de "First time out" (Primeira vez fora), criada pela AlmapBBDO para a Pedigree.
"A ideia foi concebida originalmente para a marca no Brasil, mas acabou conquistando o marketing global e acabou sendo filmada no exterior e veiculada em diversos países", afirma Marco Giannelli, o Pernil, diretor criativo da AlmapBBDO.
O filme, veiculado na internet e em cinemas no Brasil, mostra a história de dois presos que, ao concluírem a pena, adotam um cachorro.
Outra campanha idealizada no Brasil para clientes no exterior foi a "Proud Whopper", da agência David, filhote da Ogilvy Brasil, para o Burger King na cidade de San Francisco (EUA).
Na ação, realizada durante o dia do orgulho gay, foi criado um novo sanduíche, o "Proud Whopper" (Whopper Orgulhoso), com uma embalagem de arco-íris, as cores do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).
Ao abrir a embalagem, o cliente descobria que, por dentro, o sanduíche era exatamente o mesmo tradicional Whopper --mostrando que todas as pessoas são iguais.
FORÇA E TIMIDEZ
Neste ano o Brasil deve vencer muitos Leões para ONGs e campanhas pro bono, além de categorias em que tradicionalmente costuma se destacar, como mídia impressa.
"Sabemos colocar grandes ideias em espaço pequeno com realização incrível", diz Guilherme Jahara, vice-presidente de criação da f.Biz e jurado na categoria mídia impressa neste ano.
Já na categoria de filme, ainda uma das mais prestigiadas, o Brasil costuma ter um desempenho tímido.
Na avaliação do vice-presidente de criação da Y&R, Rui Branquinho, campanhas de televisão de grande repercussão no Brasil, efetivas do ponto de vista de comunicação, não ganham Cannes.
"Os critérios de premiação mudam conforme o júri. Claro que tem coisas que são inquestionáveis e são um sucesso no mundo inteiro. Mas isso é uma parcela minúscula das propagandas que são feitas no mundo", diz.
"Quanta coisa não deixa de ser premiada por falta de compreensão de particularidades regionais? Uma campanha que é brilhante no Japão, mas que no resto do mundo ninguém entende, não é premiada."
Veja campanhas brasileiras que podem ser premiadas em Cannes
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