Jovens aderem às artesanais e criam desafio
A criação de uma "Megacerva", como foi apelidada pelos analistas de mercado, surge em um momento de mudança no negócio da cerveja.
Os consumidores mais jovens nos mercados ocidentais vêm se rebelando contra multinacionais e preferindo cervejas artesanais –hoje o segmento que mais cresce no setor.
Tanto a SABMiller quanto a AB InBev estão tentando adquirir produtores de cerveja artesanal a fim de capturar essa transição, mas o desafio persistirá mesmo que os dois maiores fabricantes mundiais se fundam.
PREÇO E ESTRUTURA
Ainda que a oferta da InBev há meses venha sendo alvo de especulações por parte das pessoas que acompanham as duas ações, parece não haver muito acordo sobre o valor do negócio e como a oferta seria estruturada.
As projeções dos analistas atribuem à SABMiller um valor de mercado de 63 bilhões a 73 bilhões de libras (de R$ 374 bilhões a R$ 440 bilhões), uma amplitude muito grande.
Ontem, após o comunicado da InBev, as ações da SABMiller fecharam com alta de quase 20%, e analistas afirmaram que a oferta de aquisição teria de oferecer ágio de pelo menos 30% sobre o preço das ações, desconsideradas as perturbações recentes.
Segundo análise divulgada pela consultoria Olivetree Securities, o preço necessário para garantir o negócio deveria ir ao extremo mais alto das faixas que estão sendo calculadas pelos especialistas, "por causa do valor de escassez da SABMiller".
Quanto à estrutura da transação, existe mais acordo, e a maioria dos analistas concorda em que qualquer oferta da AB InBev incluiria pagamento tanto em ações quanto em dinheiro.
Se uma combinação entre AB InBev e SABMiller vier a emergir em algum momento, Carlos Brito e seus colegas certamente terão de contar com toda a capacidade de gestão de que se orgulham.
"A maneira pela qual construímos nossa companhia foi sempre com uma constante insatisfação quanto aos nossos resultados e realizações... ou seja, nunca estamos felizes com o lugar em que estejamos", disse Brito ao "Financial Times" em maio.
"Sempre acreditamos que é possível fazer mais."