Game da série 'Battlefield' tem menos sangue e mais estratégia
Novo título se afasta dos conflitos militares internacionais e coloca jogador no papel de policial
Jogo de tiro tem cara de seriado de TV e apresenta narrativa mais elaborada que versões anteriores
Conhecida pela temática militarista, com sequências de ação de grandes proporções, a série de games de tiro em primeira pessoa "Battlefield" tomou um rumo mais local e policial em seu último título, mas sem abandonar completamente a fórmula.
Lançado no fim de março como resultado de uma parceria entre os estúdios DICE, da Electronic Arts, e Visceral Games, "Battlefield Hardline" se afasta dos conflitos internacionais para desenvolver uma relação policial versus bandido. Na maior parte do tempo, o conflito acontece em Miami.
A campanha, no modo em que o jogador combate sozinho, é o grande destaque do game, que oferece uma boa narrativa com reviravoltas interessantes. Dessa forma, o jogador mais inexperiente não se sente totalmente frustrado por morrer inúmeras vezes em partidas multijogador on-line, que têm sido o foco cada vez maior do gênero.
"Hardline" acompanha o detetive Nick Mendonza, um cubano recém-admitido na divisão de narcóticos da polícia que descobre um esquema de corrupção envolvendo traficantes e seus próprios companheiros de trabalho.
A divisão da trama em episódios e as sequências cinematográficas dão ao game um quê de seriado de televisão. Não é uma história exatamente original, mas é uma evolução em relação às dos títulos anteriores, em geral ruins.
Com a guinada policial, o novo "Battlefield" ganhou um foco maior em combate furtivo, incluindo mecânicas que permitem ao jogador derrotar inimigos sem partir para a sanguinolência. Isso torna o game mais estratégico.
Ao mostrar seu distintivo, por exemplo, o jogador pode prender e imobilizar até três adversários, desde que fique atento a cada um dos inimigos e reprima qualquer resistência ou conflito armado mirando sua arma para eles.
Tal mecânica possui algumas inconsistências de design. Em certo ponto da narrativa, Mendonza perde seu distintivo e se torna malquisto pela polícia, mas mesmo assim consegue executar as prisões. Além disso, anunciar em voz alta o ato da prisão não chama a atenção de nenhum inimigo próximo, a não ser que ele esteja olhando diretamente para você.
O antagonismo policial x bandido é levado também para o modo multijogador, que conta com estilos clássicos de combate da série (como "conquista" e "cada um por si") e novidades que exploram a temática de "Hardline".
Em um deles, chamado "roubo", jogadores no time dos bandidos precisam saquear um cofre repleto de dinheiro enquanto os adversários devem contê-los.