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BMW 328i, Mercedes C250 e Volvo S60 R-Design mostram que têm muito em comum além do preço acima de R$ 150 mil
O mundo dos automóveis de luxo tem seus estereótipos. Enquanto a Mercedes é referência em luxo, a BMW preza pela esportividade e a Volvo ancora sua fama na segurança. Você pode acreditar nisso como se fossem leis divinas, mas a fé será abalada se um S60 vermelho cruzar seu caminho.
O mesmo ocorrerá se um C250 com bancos de couro carmesim e reentrâncias aerodinâmicas na carroceria dobrar a esquina de sua rua, ou então se o dono de um 328i abrir a porta do sedã e revelar a sobriedade chique de sua cabine. Estereótipos? Esqueça-os.
Esses três sedãs são unidos pelo preço e por pacotes de equipamentos semelhantes. O primeiro a chegar para o teste Folha-Mauá foi o Volvo. É o veterano do trio, pois sua segunda geração foi lançada no Brasil em 2011. De lá pra cá, passou por um levíssimo retoque visual e uma mudança de motor.
Saiu o Ecoboost de origem Ford e entrou o sueco Drive-E. Ambos são 2.0 e têm potências próximas. Porém, na pista, quanta diferença.
O S60 atual precisou de 7s para atingir 100 km/h, andando colado aos alemães. Já o antecessor era 1s menos rápido na mesma prova e consumia 8% mais de gasolina.
O volante de aro gordo é o menos esportivo deste comparativo, mas o quadro de instrumentos virtuais deixa o ambiente tecnológico. Na configuração mais braba, os ícones do painel surgem sombreados de vermelho.
As rodas aro 18 da versão T5 R-Design (R$ 157.950) são prenúncio de rodar áspero, mas a suspensão se vira bem e zela pelo bem-estar a bordo. Em uma boa viagem com a estrada livre, nada a reclamar; o Volvo segue sólido como um monólito.
Há espaço razoável para as pernas e limitado para a cabeça no banco de trás. É o preço cobrado pela curvatura do teto, que deixa o S60 com os contornos de um cupê.
OS OUTROS
O Volvo faz todo o esforço possível para que características negativas não sobressaiam, mas o problema são os outros.
O câmbio de seis velocidades do S60 será suficiente para a maior parte dos motoristas mundo afora, mas eis que o BMW invade a festa com suas duas marchas a mais e 200 quilos a menos.