Vento no litoral
BMW C600 Sport entrega bom desempenho e conforto em viagem rumo à praia, mas tem preço de moto grande
O BMW C600 Sport não pretende ser um veículo barato, tampouco indicado para uso em centros urbanos -proposta primordial da maioria dos scooters.
O alemão parece feito para agradar aos que apreciam status e luxo, e não necessariamente a quem dá mais valor a uma ciclística bem aprimorada e esportiva, como a do Yamaha T-Max 530, concorrente vendido no Brasil desde 2013 por R$ 42,5 mil.
O preço de R$ 52 mil quer fazer valer os logotipos da BMW, colocados nas exageradas carenagens laterais.
ESTRANHO NO NINHO
O teste incluiu uma viagem bate-e-volta ao litoral sul de São Paulo. No ciclo rodoviário, o C600 Sport se mostrou à vontade e disfarçou o elevado peso de 249 quilos.
Para os mais baixos, incomoda a altura elevada do banco (80 cm do chão), cuja espuma ao menos garante conforto aos ocupantes.
Seu para-brisa é regulável manualmente em três níveis, e protege bem o piloto do vento e da chuva.
O painel peca pelo conta-giros diminuto, mas é completo e indica médias de consumo e velocidade.
O motor de 647 cm³ (60 cv a 7.500 rpm) tem força e acompanha até motocicletas mais potentes.
O comportamento é áspero e ruidoso até as 4.000 rpm (100 km/h), mas muda acima dessa rotação, quando torna-se "limpo" e passa a acelera rápido -é até exagerado para um veículo com rodas pequenas, de 15 polegadas.
O C600 Sport também é estável, com a suspensão dianteira um pouco mais firme que a traseira. O sistema de freios é eficiente.
A calibração do câmbio CVT é voltada para as vias rápidas; nas arrancadas urbanas, peca por ser lento.
Após 185 km de uso, o scooter da BMW revelou algumas comodidades como o espaçoso bagageiro, suficiente para dois capacetes e mais alguns objetos. Há ainda aquecedores de manoplas.
Em meio ao trânsito lento, o "big scooter" da marca alemã passou bem pelos corredores mais espaçosos entre os carros e encarou com agilidade os longos aclives.
Nessa condição, impressionou o consumo baixo, com média de 22 km/l (o tanque tem capacidade para 16 litros de gasolina.
BOA EMBALAGEM
Embora não tenha muita tradição em construir scooters -sua fama está nas motos aventureiras e esportivas-, a BMW acertou na "embalagem" e nas comodidades do seu modelo.
De quebra, a fabricante alemã conseguiu fazer um modelo que chama a atenção. Em qualquer que fosse a parada, o C600 Sport rendeu olhares e dúvidas. Tanto de motociclistas como de motoristas mais curiosos.