Honda quer vender 50 mil HR-Vs em 2015
Modelo será produzido no interior de São Paulo e também na Argentina; carro chega às lojas no dia 20 de março
Espaço interno e banco traseiro configurável permitem acomodar uma bicicleta grande dentro da cabine
"É o novo Honda? Show de bola!", diz o frentista de um posto próximo à divisa de Minas Gerais com São Paulo.
A sujeira não é suficiente para esconder as linhas do HR-V. As rodas aro 17 e os relevos da carroceria rendem elogios. Um senhor passa e comenta: "Honda é Honda".
São comentários como esse que fazem a montadora apostar no sucesso imediato do carro, que chega às lojas no dia 20 de março. A marca espera vender 50 mil até o fim deste ano, o que corresponde a toda produção em Sumaré (a 118 km de São Paulo) somada a 7.000 unidades que serão trazidas da Argentina.
Após trechos de chuva e outros de muita poeira, os 300 km finais são de calmaria. O bom asfalto das rodovias Anhanguera e Bandeirantes permite usar o controlador de velocidade.
CONSOLE ELEVADO
O carro é novamente examinado na última parada. As partes plásticas aparentam boa qualidade tanto aos olhos quanto ao toque. A marca japonesa também acertou ao fazer o console central elevado, mas há um porém: as entradas HDMI e USB ficam no "andar de baixo", o que dificulta o acesso.
O banco traseiro tem cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para todos. Há muito espaço e as mesmas soluções do Fit. Dá para levar uma muda de árvore ou uma bike na cabine, tudo depende de como os assentos são organizados.
Os consumos na estrada ficaram em 11,3 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina (a 110 km/h). Contudo, falta fazer o teste Folha-Mauá.
CONCORRENTES
A viagem mostrou que, embora custe mais (a partir de R$ 69,9 mil), o HR-V está acima de rivais de mesmo porte, como o Ford EcoSport. O que mais se aproxima do Honda é o Chevrolet Tracker, mas seu preço parte de R$ 85,9 mil.
Nas próximas semanas, o segmento dos utilitários compactos terá três novidades: o Jeep Renegade, o Peugeot 2008 e o Renault Duster renovado. A Honda chegou primeiro e com um produto forte. A briga será boa nos próximos anos.