Campeões de audiência
Carros mais vendidos do mundo em 2014, Toyota Corolla, Ford Focus e Volkswagen Golf disputam o mesmo públicos no Brasil
Em 2014, eles foram parar em 3,2 milhões de garagens. São a síntese do carro global, embora carreguem diferenças de um país para outro. No Brasil, Corolla, Focus e Golf, os carros mais vendidos do mundo em 2014 segundo a consultoria Focus2move, brigam pelo mesmo público.
O mais longevo é o sedã médio da Toyota. A primeira geração foi lançada em 1966, e não tardou a ganhar o planeta. É o número um em vendas, com 1,2 milhão de emplacamentos no ano passado.
A produção nacional começou em 1998, em sua oitava geração. Teve vendas tímidas até 2002, quando foi renovado e relançado ao som de "New Sensation", da banda INXS. Brad Pitt era o garoto-propaganda.
A sorte virou, e o Toyota assumiu a liderança de seu segmento no país, alternando-se no pódio com o Honda Civic.
A geração atual do Corolla estreou no país em 2014. A versão XEI avaliada (R$ 86,9 mil) chegou com pompa para o teste, na cor Vermelho Granada.
A carroceria cheia de vincos transmite modernidade, em contraste com o interior sisudo. Painel e equipamento multimídia são propositadamente simples, para não afastar um público menos afeito a tecnologias.
Tudo é dócil, desde achar a melhor posição até cruzar uma rodovia a 120 km/h. O Corolla não emociona, e também não cansa. Há bancos de fino trato, forrados de couro claro. O espaço é o melhor da categoria, na frente e atrás.
Na pista, seu motor 2.0 flex (154 cv) e o câmbio CVT que simula sete marchas garantiram desempenho acima do esperado. Andou bem e gastou pouco, empatando com o Focus sedã, que tem 24 cv a mais de potência.
Segundo colocado no ranking global de vendas (a conta inclui todas versões disponíveis), o modelo da Ford é o "caçula" da turma: a primeira geração surgiu em 1998.
Sucessor do Escort, chegou a ser vendido com diferentes carrocerias mundo afora.
Hoje, o Focus preserva a mesma identidade em todos os mercados. O modelo vendido nas Américas tem algumas diferenças visuais em relação ao europeu, mas isso será mudado em breve. A nova geração já está chegando aos EUA e, no segundo semestre, estreia no Brasil.
A versão testada, Titanium Plus, é a mais cara desse comparativo (R$ 93,9 mil). O preço é justificado por itens de série como o sistema que mede o tamanho da vaga e assume o controle do volante nas manobras. Ao motorista cabe acelerar, frear e alternar as marchas entre Drive e Ré.
A central multimídia é colorida e fácil de utilizar. Sua interface é bem mais atraente que a do Corolla.
FOCO NO MOTORISTA
O Focus é um carro voltado para o motorista, e não faz muitas concessões aos caronas. O banco traseiro oferece pouco espaço para as pernas, por exemplo.
Sua caixa automatizada de dupla embreagem (seis marchas) dá a impressão de o Ford ser o mais disposto deste comparativo. Mas há um outro rival a ser batido, chamado Volkswagen Golf.