VW Golf é o mais fiel ao modelo original
Motores e itens de segurança são os mesmos no Brasil e na Alemanha; hatch será nacional a partir do 2° semestre
Motor 1.4 turbo de 140 cv do modelo da VW rendeu os melhores resultados na pista de testes
O Golf passou por um período de hibernação. A quinta e a sexta gerações não fizeram o sucesso esperado, e o VW perdeu espaço.
A retomada de território começou em 2012, com a apresentação do modelo atual. As vendas voltaram a crescer, e o hatch fechou 2014 na terceira posição entre os mais emplacados no mundo (952 mil unidades), segundo levantamento feito pela consultoria Focus2move.
O VW que passou pela pista de testes tinha menos potência que os rivais, mas o turbo e o menor peso fizeram a diferença. O Golf 1.4 foi o mais rápido nas provas de aceleração e o que gastou menos gasolina. Contudo, a versão flex só vai estrear com o início da produção em São José dos Pinhais (PR), no segundo semestre. Hoje, é importado do México.
PLATAFORMA
Seu projeto está um passo adiante em seu segmento, pois traz um conceito mais moderno de plataforma. Ela será empregada em mais de 40 modelos de pequeno e médio portes do grupo Volkswagen, o que irá reduzir os custos de produção.
Isso não quer dizer que o preço ao consumidor será menor. O Golf avaliado (versão Comfortline com câmbio automatizado de dupla embreagem) custa a partir de R$ 81,3 mil. Com teto solar, rodas de 17 polegadas e sistema multimídia com GPS, o preço chega a R$ 95.490.
Dos três carros avaliados, o Volks é o mais fiel ao projeto de sua matriz, na Alemanha. Seu motor está em linha com os utilizados na Europa.
O Focus, por exemplo, oferece opções mais modernas que o Duratec em outros mercados. Um deles é o turbinado 1.5 EcoBoost, que pode ter até 180 cv.
O Corolla brasileiro é visualmente idêntico ao europeu, mas não traz alguns itens de segurança disponíveis por lá. As versões nacionais não têm controles de tração ou de estabilidade.
Diante disso, as virtudes do Golf são ressaltadas, e o hatch se sai melhor nesse embate entre campeões de venda. Todos saem de fábrica com sete airbags e sistemas eletrônicos que ajudam a manter o carro sob controle.
Se tais itens forem mantidos nas versões nacionais, o carro tem potencial para subir mais posições no ranking global de vendas.