Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2012 - 03h19

Crítica: 'Os Infratores' faz espectador torcer por foras da lei contra os corruptos

Publicidade

RODOLFO LUCENA
DE SÃO PAULO

Jack Bondurant tem uma história para contar e vai fazê-lo à moda do interior, sem atropelos, dando tempo para que o público possa conhecer lugar, personagens, trama.

Nick Cave leva clima sombrio de seus discos para o roteiro de "Os Infratores"
Crítica: Australianos recriam gêneros em declaração de amor à música americana

Apesar de caçula e aparentemente mais fraco que seus irmãos, a dureza da vida exige que ele cresça e honre o nome Bondurant, respeitado no condado de Franklin, Virgínia. São honestos, mas violentos; trabalhadores, mas dedicados a atividades ilegais --como boa parte dos moradores da região, fabricantes clandestinos de bebida durante a Lei Seca.

Diz a lenda que são indestrutíveis --Howard (Jason Clarke), o mais velho, sobreviveu à Primeira Guerra; Forrest (Tom Hardy), o mais calado e líder do grupo, venceu a Gripe Espanhola. Jack era apenas Jack (Shia LaBeouf).

Mas foi ele que, ambicioso, expandiu os negócios da família, a única que não cedeu à violência corrupta do agente Charlie Rakes (Guy Pearce), de Chicago, que tenta impor sua vontade a ferro e fogo.

De narrador, Jack vira personagem, e tudo muda: a história lhe foge às rédeas. Ganha vida, emoção, violência, sangue, um pouco de romance, uma pitada de sexo. O espectador se vê torcendo pelos foras da lei, que enfrentam corruptos pervertidos pelo poder.

Apesar de implacáveis, os Bondurant não são gângsteres da cidade grande. Ao contrário: no mundo rural, tentam sobreviver em uma era de incertezas, fazendo o que é possível, ainda que fora da lei.

No meio de tudo isso, Jack ainda encontra tempo para romance, e o filme ganha tons líricos, pastorais --um jovem casal no carro em alta velocidade, ao lado de campos verdejantes e cavalos em disparada, lembrando propaganda.

No fim, é apenas uma história de família, livremente baseada em fatos reais --foto dos Bondurant de verdade aparece em cena. "Alguns eventos não passam de rumores ou mesmo mitos, folclore do clã", diz o neto de Jack, Matt Bondurant, autor do livro em que o filme se baseia.

OS INFRATORES
DIRETOR John Hillcoat
PRODUÇÃO EUA, 2012
ONDE estreia na sexta (12) em circuito
CLASSIFICAÇÃO 16 anos
AVALIAÇÃO ótimo

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página