Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2012 - 03h20

Crítica: Australianos recriam gêneros em declaração de amor à música americana

Publicidade

THALES DE MENEZES
EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

"Lawless", o álbum, é caso raro de servir muito bem como trilha sonora do filme e também sobreviver independente como um disco. Na verdade, um discaço.

Nick Cave leva clima sombrio de seus discos para o roteiro de "Os Infratores"
Crítica: 'Os Infratores' faz espectador torcer por foras da lei contra os corruptos

Nick Cave e amigo Warren Ellis, parceiros nos grupos Bad Seeds e Grinderman, estão usando trilhas de cinema como um resgate da tradição da canção americana, devidamente reempacotada.

Esta é uma terceira parte desse projeto. Antes, as trilhas dos faroestes "A Proposta" e "O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford" já iam nessa direção.

O mercado fonográfico tem até um rótulo para o gênero: "americana", quase autoexplicativo. Mistura ritmos regionais tocados desde o século 19 nos EUA, como bluegrass e folclore irlandês.

Alguns se fundiram no que hoje se conhece como jazz, blues e música country. Tudo isso junto é americana.

O mérito de Cave é não ter medo de usar sons modernos para recriar a tradição. Ele e Ellis, mais conhecido como violinista, mas capaz de tocar vários instrumentos, tecem melodias aceleradas ou mais lentas, sempre arrepiantes.

A trilha de "Lawless" (título original do longa) é o mais bem acabado esforço da dupla. Entre originais e regravações, convidaram duas vozes veteranas: Ralph Stanley, 85, lenda viva do bluegrass, e Emmylou Harris, 65, dama do country com 12 troféus do Grammy na estante.

Stanley dá um selo de aprovação a Cave e Ellis, oriundos do rock. Harris é a voz etérea perfeita para canções inebriantes. Mark Lanegan, ex-Screaming Trees, e Willie Nelson também participam.

O disco ainda mostra que a viajandona "White Light/White Heat", de Lou Reed, pode soar como uma canção rural dos anos 1930.

É notável que dois australianos sejam os autores de uma verdadeira declaração de amor à música americana.

LAWLESS - ORIGINAL SOUNDTRACK
ARTISTA Nick Cave e convidados
LANÇAMENTO Sony (importado)
QUANTO R$ 70 (em média)
AVALIAÇÃO ótimo

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página