Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2010 - 22h04

Filme sobre família com mães lésbicas entra na corrida do Oscar

Publicidade

CHRISTINE KEARNEY
DA REUTERS, EM NOVA YORK

Um filme de orçamento pequeno sobre um casal de lésbicas com dois filhos poderia, algum tempo atrás, ter sido visto como tendo poucas chances de lotar cinemas e ser candidato a Oscar.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Mas "Minhas Mães e Meu Pai", uma versão moderna de um drama familiar cômico, estrelada por Annette Bening e Julianne Moore, vem suscitando muitos comentários no início da temporada de premiações em Hollywood, sendo cada vez mais mencionado como possível candidato ao Oscar.

O filme, que esta semana sai em DVD nos EUA e está prestes a estrear nos cinemas da Alemanha, Brasil, Áustria, Portugal, África do Sul e Holanda, tem classificação 94 por cento positiva entre os críticos mais importantes no site de resenhas Rotten Tomatoes.

Bening está sendo fortemente cotada para a categoria de melhor atriz, no Oscar, pelo papel de mãe carinhosa mas às vezes áspera que procura conservar o controle de sua família depois de seus filhos adolescentes com a companheira (Julianne Moore) conhecerem seu pai biológico, representado por Mark Ruffalo.

Suzanne Tenner /Divulgação
De esq. para dir., Annette Bening, Julianne Moore e Mia Wasikowska em cena do filme "Minhas Mães e Meu Pai"
De esquerda para direita, as atrizes Annette Bening, Julianne Moore e Mia Wasikowska em cena do filme "Minhas Mães e Meu Pai"

"Minhas Mães e Meu Pai" também vem ganhando força como possível candidato ao Oscar de melhor filme, e Moore, Ruffalo e a diretora Lisa Cholodenko estão sendo vistos como candidatos a indicações nas categorias de ator e atriz coadjuvantes e de diretor.

Cholodenko, 46 anos, que na vida real tem um filho com sua companheira, concebido com a ajuda de uma doação de esperma, disse que entre começar a escrever o roteiro, em 2004, e ver o filme estrear no festival Sundance este ano, o percurso coberto foi longo. Mas, depois que o filme foi exibido pela primeira vez, ela percebeu que tinha o potencial de agradar à plateia.

O filme foi rodado em três semanas, com poucos dias de ensaios, e a habilidade dos atores foi crucial, disse a diretora. Os papéis dos filhos adolescentes foram feitos por Josh Hutcherson e Mia Wasikowska ("Alice no País das Maravilhas"), que receberam prêmios como atores-revelação.

"Minhas Mães e Meu Pai" custou US$ 4 milhões e até agora já rendeu US$ 20 milhões em todo o mundo. O filme evita propositalmente ser classificado como voltado exclusivamente a lésbicas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página