Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/05/2011 - 17h58

Cannes anuncia resultados do prêmio Un Certain Regard

Publicidade

ANA PAULA SOUSA
ENVIADA ESPECIAL A CANNES

O Festival de Cannes, depois de 10 dias de muitos flashes e filmes, se aproxima do fim.

A primeira grande cerimônia de encerramento desta 64ª edição aconteceu hoje à noite, na Sala Debussy.

O diretor da programação, Thierry Frémaux, trajando smoking, abriu a noite convidando, para subir ao palco, os seguranças e recepcionistas com quem, nas palavras de Frémaux, "muita gente se desentendeu nestes dias".

Cabe a eles, afinal, o trabalho de verificar crachás, organizar filas, indicar assentos e verificar as bolsas.

E, aqui, a vistoria das bolsas atinge, também, o "lanchinho" que os espectadores levam para a sessão. Este ano, o festival proibiu qualquer tipo de alimento --ou mesmo água-- nas sessões.

PRÊMIO DUPLO

Depois de afagar os funcionários, Frémaux chamou ao palco o júri da mostra Un Certain Regard, presidido pelo diretor Emir Kusturica.

O primeiro prêmio, de melhor direção, foi entregue à mulher do diretor iraniano Mohammad Rasoulof. O cineasta foi preso, no ano passado, com outros de seus colegas, como Jafar Panahi, e não pode deixar o país. Ao subir ao palco, sua mulher foi fortemente aplaudida.

A outra estrela da premição foi o diretor coreano Kim Ki-Duk, que dividiu o prêmio de melhor filme com o alemão Andreas Dresen.

Ki-Duk, para agradecer, cantou uma canção. Quando o tom subiu e ele, cineasta e não cantor, deu uma desafinada, Kusturica fez uma careta no palco.

Os ganhadores do Un Certain Regard recebem um diploma. As famosas Palmas só serão entregues amanhã, para os filmes selecionados para a competição.

O filme brasileiro "Trabalhar Cansa", exibido no Un Certain Regard, não recebeu nenhum prêmio hoje. Mas os diretores Juliana Rojas e Marco Dutra ainda concorrem à Camera d'Or, atribuída aos realizadores que estão em seu primeiro filme.

Veja, a seguir, a lista dos ganhadores:

Prêmio Un Certain Regard

Arirang, de Kim Ki-Duk

Halt Auf Freier Strecke (parada em pleno vôo), de Andreas Dresen

Prêmio Especial do Júri

Elena, de Andrey Zvyagintsev

Prêmio de direção

Bé Omid É Didar (adeus), de Mohammad Rasoulof

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página