Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2010 - 01h56

Superavit do Japão em julho é mais que o dobro do registrado em 2009

Publicidade

DA EFE, EM TÓQUIO

O superavit comercial do Japão subiu até 804,2 bilhões de ienes (7,5 bilhões de euros), em julho, mais que o dobro do mesmo mês de 2009, anunciou nesta quarta-feira o Ministério das Finanças japonês.

O superavit de julho se deve ao aumento de 23,5% das exportações, até 5,98 trilhões de ienes (56 bilhões de euros), graças à força dos envios de bens aos mercados asiáticos.

As importações aumentaram 15,7% até 5,18 trilhões de ienes (48,5 bilhões de euros).

O aumento das exportações de julho é superior ao esperado pelos analistas, mas inferior ao avanço de 27,7% registrado em junho ou das taxas acima de 40% registradas no início do ano.

As exportações à China, o principal parceiro comercial do Japão, aumentaram 27,7%, enquanto as vendas aos Estados Unidos subiram 25,9%, e à União Europeia cresceram 13,3%, em taxa anualizada.

As vendas de semicondutores, aparelhos eletrônicos e veículos foram as que lideraram as altas japonesas em julho.

Apesar das subidas, o governo e as empresas exportadoras japonesas temem que a persistente força do iene, que na terça-feira chegou a seu maior nível em 15 anos frente ao dólar, e em nove anos frente ao euro, provoque um desequilíbrio na balança comercial japonesa, tradicionalmente positiva.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página