Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2010 - 07h32

Economia da Grécia deve encolher menos de 4%, diz ministro

Publicidade

DA REUTERS, EM ATENAS

A economia da Grécia encolherá menos de 4% neste ano e as garantias do governo estendidas aos bancos têm o objetivo de assegurar a expansão de crédito adequada, disse o ministro das Finanças do país George Papaconstantinou nesta quarta-feira.

"A economia está em recessão, mas ela é mais superficial do que o esperado inicialmente. O ano deve fechar com um desempenho melhor que a contração de 4% prevista", disse o ministro a deputados no Parlamento.

No dia 19, a Comissão Europeia afirmou que a Grécia cumpriu com os requisitos exigidos para receber a segunda parte do empréstimo dos Estados membros da zona do euro, aprovado para que o governo grego consiga reduzir seu deficit e dívida públicos.

"A Grécia alcançou um saneamento orçamentário impressionante durante o primeiro semestre de 2010, e já fez rápidos progressos em suas principais reformas estruturais", comemorou o comissário europeu de Assuntos Econômicos, Olli Rehn, recomendando aos Estados membros da zona do euro que desbloqueiem a segunda parte do empréstimo.

Um porta-voz da Comissão estimou que os fundos serão transferidos para Atenas "logo", sem indicar uma data.

No começo do mês, tanto a UE (União Europeia) quanto o FMI (Fundo Monetário Internacional) anunciaram que a Grécia havia passado com êxito no primeiro teste de suas contas públicas, três meses depois de implementar um plano de ajuste sem precedentes para corrigir seu deficit público.

Em troca deste plano, a zona do euro e o FMI aprovaram em maio um empréstimo de 110 bilhões de euros (US$ 141 bilhões) em três anos, destinado a evitar a falência do Estado grego e a reduzir o risco de que a crise se espalhasse pela UE.

A segunda parcela do empréstimo somará 9 bilhões de euros (US$ 11,5 bilhões).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página