Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2010 - 16h02

Senado francês aprova modificações na reforma da Previdência

Publicidade

DA EFE, EM PARIS

O Senado francês aprovou nesta terça-feira de forma definitiva a reforma da Previdência, que elevará em dois anos a idade mínima legal de aposentadoria na França e ainda precisa ser votada na Assembleia Nacional (o que pode ocorrer nesta quarta-feira). O plano eleva a idade mínima legal de aposentadoria dos atuais 60 anos para os 62 e, para receber o benefício completo, de 65 para 67 anos.

Pelos 177 votos a favor dos conservadores e alguns centristas e 151 contrários da oposição, a câmara alta referendou o texto pactuado pela comissão mista de senadores e deputados.

Na sexta-feira (19), o projeto de lei foi enviado a uma comissão mista do Parlamento para que fossem propostas modificações -- que foram hoje aprovadas pelo Senado. Amanhã é a vez do Congresso votar o projeto de lei com as modificações.

Na sequência, ele terá de ser promulgado pelo presidente Nicolas Sarkozy, em torno de 15 de novembro. A oposição, no entanto, ainda pode recorrer no Conselho Constitucional.

A matéria ainda será submetida, nesta quarta-feira, à votação na Assembleia Nacional, onde o partido no poder, a UMP, goza de uma maioria ainda mais ampla que no Senado.

O trâmite se prolongou no Senado durante 16 dias e 143 horas, tornando-se a análise mais longa desde o início da V República, em vigor desde outubro de 1958.

Ao término da sessão, o ministro do Trabalho francês, Eric Woerth, assegurou que o Senado deu um "voto histórico" nesta terça-feira.

MAIS MANIFESTAÇÕES

Os sindicatos convocaram os trabalhadores para realizar na quinta-feira uma nova jornada de greves e protestos contra o projeto do presidente Sarkozy.

Será o segundo dia de protestos da semana, depois que nesta terça-feira diferentes manifestações estudantis em diversas regiões francesas reiteraram sua rejeição ao texto, em mais uma das numerosas jornadas de greve e contestação realizadas desde março contra a polêmica reforma.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página