Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2010 - 17h05

Fiscais resgatam 191 trabalhadores em situação análoga à de escravos

Publicidade

MÁRIO SÉRGIO LIMA
DE BRASÍLIA

Equipes de fiscais do Ministério do Trabalho resgataram 191 trabalhadores em situação análoga à de escravos em propriedades rurais no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, informou a pasta nesta quarta-feira.

Em Unaí, no interior de Minas Gerais, 131 trabalhadores foram resgatados no começo de outubro. Destes, oito eram menores de idade. De acordo com o ministério, foram lavrados 68 autos de infração, efetuadas três interdições e a ação resultou no pagamento de R$ 400 mil em verbas rescisórias e na emissão de seguro-desemprego.

Segundo o Ministério do Trabalho, os lavradores eram agenciados através de um intermediário, que publicava anúncios de empregos, e eram mantidos dependentes por dívidas contraídas na compra de produtos. Eles não tinham acesso a água potável, alimentação e instalações sanitárias, estavam alojados em barracos de lona e sem assistência médica.

No município de São Francisco de Itabapoana, no Rio de Janeiro, foram resgatados 60 trabalhadores que atuavam no corte de cana-de-açúcar em setembro e outubro. Os lavradores não recebiam equipamentos de segurança e nem tinham acesso a água potável.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página