Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2011 - 15h05

UE quer acelerar fortalecimento do fundo de resgate europeu

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

As medidas que estão sendo tomadas para reforçar o EFSF (sigla em inglês para Fundo Europeu de Estabilidade Financeira) precisam ocorrer de maneira mais veloz, indicou nesta segunda-feira um porta-voz da Comissão Europeia.

"Os trabalhos devem ser acelerados, isso é mais importante do que nunca", afirmou Amadeu Altafaj, durante uma coletiva de imprensa anterior à reunião de ministros de Economia e Finanças da zona do euro, na qual devem acertar as medidas para fortalecer o fundo de resgate.

Os 17 ministros da zona do euro debatem a melhor maneira para aumentar a capacidade do EFSF até pelo menos um trilhão de euros. Dotado com 440 bilhões, o fundo já utilizou seus recursos para ajudar países como a Irlanda e Portugal.

A meta é que o fundo funcione como um mecanismo de atração de investimentos para comprar a dívida dos países mais frágeis, apoiado por usa máxima classificação e por uma garantia de 20% a 30% de eventuais primeiras perdas.

Nesta segunda-feira, o ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov, disse que as economias emergentes estão prontas para fornecer ajuda financeira para a zona do euro por meio do FMI (Fundo Monetário Internacional), mas em troca querem compromissos de reforma.

As declarações reforçaram a aversão da Rússia, detentora da terceira maior reserva internacional do mundo, em apoiar diretamente o fundo de resgate da zona do euro.

Com agências de notícias

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página