Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/02/2012 - 22h00

Mitt Romney ganha caucus republicano do Maine

Publicidade

DA EFE

O pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Mitt Romney ganhou os caucus do estado do Maine com 39% dos votos, 2.190 dos votos emitidos, informaram neste sábado fontes do partido político.

O legislador do Texas Ron Paul ficou em segundo lugar com 36%, seguido do ex-senador da Pensilvânia Rick Santorum, que obteve 18% e o ex-presidente da Câmara de Representantes (Deputados) Newt Gingrich, que conseguiu 6%, informou à imprensa Charles Webster, líder dos republicanos no estado do Maine.

A vitória de Romney foi anunciada horas depois de aparecer em primeiro lugar em uma pesquisa realizada entre os ativistas que participaram da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC, na sigla em inglês), que terminou neste sábado em Washington.

Na pesquisa de opinião sobre os líderes conservadores, Romney obteve 38% dos 3.408 votos emitidos, na frente do ex-senador da Pensilvânia Rick Santorum (31%), do ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich (15%) e do legislador do Texas Ron Paul (12%).

Na pesquisa de opinião sobre líderes conservadores, Romney desbancou Paul, que o havia vencido nos dois últimos anos da CPAC, que tende a atrair estudantes universitários, um setor que responde de maneira mais entusiasmada à campanha do legislador do Texas.

Romney, que foi governador de Massachusetts, também se sobrepôs ao último impulso de Santorum, que ganhou na terça-feira nas primárias de Minnesota, Missouri e Colorado.

A CPAC buscou durante os últimos três dias estender pontes entre as diferentes facções do movimento conservador dos EUA, por enquanto dividido sobre quem os representará nas urnas no próximo dia 6 de novembro, quando o presidente Barack Obama tentará a reeleição.

Chip Somodevilla/France Presse
Mitt Romney, em conferência conservadora; candidato venceu caucus republicano no Maine
Mitt Romney, em conferência conservadora; candidato venceu caucus republicano no Maine
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página