Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/02/2012 - 19h06

Premiê grego adverte para risco de "caos social" se acordo não for aprovado

Publicidade

DA EFE

O primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, advertiu neste sábado que a alternativa ao acordo pactuado com a "troika" para receber um novo empréstimo financeiro seria "a quebra" e "o caos social".

"O acordo garante o futuro de nosso país no euro", disse Papademos em mensagem à nação transmitida pela televisão, uma tentativa de acalmar o mal-estar social provocado pelas medidas de austeridade que serão votadas amanhã pelo Parlamento grego.

Ao mesmo tempo, o chefe do governo buscou com suas palavras garantir o apoio dos deputados ao pacote de austeridade negociado com a "troika" integrada pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Aceitar as dolorosas medidas "é o dever dos governantes gregos em respeito às gerações futuras e a verdadeira atitude patriótica", declarou Papademos em alusão aos que acusam seu gabinete de ter se "vendido" aos interesses de Bruxelas, Berlim e do FMI.

"Os demagogos dizem que é melhor a quebra (que o acordo com a "troika"), mas a quebra só criará uma explosão social e o caos", considerou o ex-vice-presidente do BCE.

Em referência à oposição popular despertada pelas medidas de austeridade exigidas, que incluem draconianas reduções de salários e pensões, o primeiro-ministro disse "compreender" o sofrimento dos gregos.

"Sabemos que a paciência das pessoas está chegando a seu limite (...) Devemos consertar o que fizemos errado", frisou Papademos.

Yiorgos Karahalis/Reuters
Premiê grego diz que alternativa a acordo será "quebra" e "caos social"
O premiê grego, Lucas Papademos, diz que alternativa a acordo será "quebra" e "caos social"
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página