Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/04/2012 - 21h09

Países ameaçam não ir a novas reuniões da OEA se Cuba não participar

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Na abertura da Reunião Cúpula das Américas, alguns países manifestaram descontentamento com a ausência de Cuba e até ameaçaram não participar de encontros futuros caso os caribenhos não sejam admitidos.

A Cúpula ocorre em Cartagena, na Colômbia.

Em um comunicado, a Aliança Bolivariana para as Américas anunciou que não participará de nenhuma outra reunião se que que não tiver a participação de Cuba, rechaçada por Estados Unidos e Canadá.

A Alba é formada por Venezuela, Equador, Bolívia, Nicarágua, Cuba, Antígua e Barbuda, e São Vicente e Granadinas.

O anfitrião Juan Manuel Santos, presidente colombiano, cujo país é um dos principais aliados de Washington na região, disse ser inaceitável que a ilha continue ausente das reuniões continentais.

Diante do presidente americano, Barack Obama, Santos criticou o embargo dos EUA a Cuba, que chamou de "anacronismo".

"O isolamento e a indiferença já mostraram que não são eficientes. No mundo de hoje, não se justifica este anacronismo. Assim como seria inaceitável uma próxima cúpula com um Haiti enfraquecido, também o seria com uma Cuba ausente."

"Não podemos ser indiferentes a um processo de mudanças em Cuba. Estas mudanças devem continuar. É preciso conseguir consensos mínimos, para que as mudanças cheguem a um porto seguro, pelo bem de seu povo", acrescentou o presidente colombiano.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página