Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/09/2012 - 22h42

Presidente chinês defende paz na região Ásia-Pacífico

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM VLADIVOSTOK

O presidente chinês, Hu Jintao, defendeu a manutenção da paz e da estabilidade na região Ásia-Pacífico, onde aumentam as disputas territoriais, em seu discurso na cúpula da Apec (Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) , iniciada neste sábado na cidade russa de Vladivostok.

"É do interesse de todos os países da região e nossa responsabilidade compartilhada manter a paz e a estabilidade, assim como o bom momento do crescimento econômico na zona", disse o presidente chinês.

China, Japão e Coreia do Sul estão envolvidos em várias disputas territoriais, exacerbando as chamas do nacionalismo, enquanto os atritos aumentam nas relações entre Estados Unidos e China envolvendo o Mar da China Meridional.

19.ago.2012/Reuters
Chineses marcham contra o Japão em Shanong, em agosto, devido à conflito sobre ilhas na Ásia-Pacífico
Chineses marcham contra o Japão em Shanong, em agosto, devido à conflito sobre ilhas na Ásia-Pacífico

Vietnã e Filipinas, também membros da Apec, acusam a China de realizar uma campanha de intimidação para reforçar suas reivindicações sobre o Mar da China Meridional.

Os Estados Unidos têm defendido um código de conduta entre as nações envolvidas alegando que a liberdade de navegação nas estratégicas águas do Mar da China Meridional é do interesse de todos, o que tem irritado Pequim.

Outra disputa, sobre pequenas ilhas reclamadas por Japão e Coreia do Sul, tem contribuído para aumentar a tensão na região.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página