Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2012 - 20h17

Egito prevê que trégua em Gaza sairá em 'breve'

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente egípcio, Mohamed Mursi, declarou neste sábado que uma trégua entre Israel e o Hamas para os recentes conflitos em Gaza pode ser concluída em breve.

Israel tem o direito de se defender, afirma EUA
Se invadir Gaza, exército de Israel deve ir até o final, diz ministro

"Há algumas indicações sobre a possibilidade de um cessar-fogo em breve", declarou o presidente egípcio durante uma entrevista ao lado do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, acrescentando, entretanto, que ainda não há "garantias".

Desde o lançamento da operação militar israelense Pilar de defesa contra os grupos armados palestinos da Faixa de Gaza, na quarta-feira, ao menos 48 pessoas -- 45 palestinos e três israelenses -- morreram e centenas ficaram feridas.

Uma autoridade do Hamas que não quis se identificar declarou à tarde no Cairo que seu movimento não aceitaria uma trégua sem garantias e que o Egito não podia mais fornecer essas garantias.

"Por intermédio do Egito, nós chegamos a um acordo sobre uma trégua (segunda-feira), e ela foi quebrada em 48 horas", lembrou

A tensão aumentou na região nos últimos dias em meio à intensificação dos ataques aéreos de ambos os lados.

Neste sábado, novas ofensivas foram lançadas por ambas as partes. Israel ampliou os ataques para alvos governamentais, acertando o escritório do premiê Ismail Haniyeh.

Em Tel Aviv, o alarme antiaéreo voltou a soar. Segundo as forças de Israel, as sirenes foram disparadas por causa de um foguete lançado por militantes palestinos da faixa de Gaza que foi interceptado pelo sistema de defesa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página