Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2012 - 17h24

Na Índia, Lula pede reformulação no Conselho de Segurança da ONU

Publicidade

DO "VALOR"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nexta, em Nova Déli, uma reestruturação do Conselho de Segurança da ONU.

Em discurso em homenagem ao ex- primeiro-ministro da Índia Jawaharlal Nehru, o primeiro a ocupar o cargo no país, Lula defendeu um novo conselho nas Nações Unidas que reflita a atual realidade econômica mundial.

"A ordem política mundial deve necessariamente refletir esta nova realidade, e não aquela que correspondia ao equilíbrio de poder ao término da Segunda Guerra Mundial. Não é razoável que o Conselho de Segurança da ONU não tenha nenhum país da América Latina ou da África, ou da importância da Índia, entre seus membros permanentes", afirmou o ex-presidente.

Lula citou relatório do FMI (Fundo Monetário Internacional) que, segundo ele, mostra que o conjunto das economias dos países em desenvolvimento vai ultrapassar o das economias de países desenvolvidos.

"Não é minimamente razoável continuar ignorando a necessidade de apoiar o desenvolvimento dos países mais pobres do mundo e de criar oportunidades para os excluídos, que compõem a maioria da população", afirmou o ex-presidente.

Entre os presentes na homenagem, estavam o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh; o vice-presidente da Índia, Mohammad Hamid Ansari, e Sonia Gandhi, presidente do Partido do Congresso Nacional Indiano. Depois da viagem para a África e a Índia, Lula retorna ao Brasil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página