Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2013 - 14h24

Raúl Castro diz estar certo do sucesso dos novos líderes da Venezuela

Publicidade

DA AFP

O líder cubano, Raúl Castro, expressou em seu retorno da Venezuela estar certo de que os novos líderes venezuelanos, que sucederão o falecido presidente Hugo Chávez, terão êxito.

"Eu voltei certo, muito certo de que os novos líderes vão ter êxito, como eles mesmos disseram e como disse Maduro na despedida do luto. Foram educados por Chávez, ele os ensinou a reinterpretar a história", disse Raúl Castro em declarações reproduzidas pela imprensa local neste domingo.

Castro e o chanceler Bruno Rodríguez viajaram à Venezuela para o funeral de Chávez, morto na última terça-feira (5), após quatro operações por conta de um câncer, todas em Havana. A Venezuela é o principal aliado político e econômico de Cuba.

Raúl Castro, que é presidente pro tempore da Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac), se referiu às palavras do presidente interino Nicolás Maduro na despedida oficial de Chávez.

"Têm um grande conteúdo político e com um sentido de unidade dentro da diversidade que temos na América Latina, e esse também é um dos objetivos que temos da Celac: lutar pela unidade, mas levando em conta a diversidade", acrescentou.

Disse ainda que "este foi o ambiente que predominou ali com tantos chefes de Estado e de Governo de todo o continente que participaram, de quase todos os países, já que nos casos em que não foi o Presidente ou o chefe de Governo alguma delegação foi representá-lo".

"Então posso dizer que retornamos satisfeitos de ver como vai se projetando a continuidade da grande obra de Chávez e o gigantesco apoio do povo".

"Estou certo, e tenho confiança absoluta, no êxito que vão ter o presidente Maduro e os demais líderes que se desenvolveram sob a autoria de Chávez. Os difíceis momentos que enfrentaram em diferentes épocas da história da Revolução Venezuelana os forjaram", comentou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página