Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2013 - 18h14

China expõe preocupação com protecionismo a candidato brasileiro à OMC

Publicidade

MARCELO NINIO
DE PEQUIM

Em mais uma escala da maratona que já incluiu mais de 40 países em apenas dois meses, o candidato brasileiro à direção da OMC (Organização Mundial do Comércio), Roberto Azevêdo, esteve nesta quarta-feira em Pequim em busca do apoio do governo da China.

O protecionismo comercial, prática da qual o governo brasileiro tem sido acusado por membros da OMC, foi uma das questões abordadas pelo ministro do Comércio chinês, Gao Hucheng, na conversa com Azevêdo.

De acordo com o diplomata brasileiro, o ministro chinês enfatizou a importância que as regras da OMC tiveram para evitar um cenário de "protecionismo desenfreado" depois da crise financeira de 2008.

Azevêdo, que assumiu o posto de embaixador do Brasil na OMC justamente naquele ano, não quis falar das chances de sua candidatura receber o apoio de Pequim. Limitou-se a dizer que o encontro foi "excelente".

Em conversa com a Folha, a diretora do departamento de OMC do ministério do Comércio chinês disse que vê com simpatia a candidatura do brasileiro, mas não revelou como Pequim se posicionará no processo de seleção. "Gostaríamos de ver um candidato forte na direção da OMC e damos prioridade a países em desenvolvimento", afirmou Chai Xiaolin.

Numericamente, pelo menos, a vantagem é clara: entre os nove postulantes ao cargo hoje ocupado pelo francês Pascal Lamy, somente um, o da Nova Zelândia, é de país desenvolvido.
Segundo Azevêdo, a questão cambial, objeto de divergências entre Brasil e China, não foi citada pelo ministro chinês no encontro de ontem

Sentindo-se prejudicado em suas exportações pela valorização do real, o Brasil defende um mecanismo na OMC para corrigir desequilíbrios causados pela desvalorização artificial de divisas como a chinesa, mas encontra resistência de Pequim.

Para o diplomata brasileiro, o fato de o tema não ter sido citado na conversa de ontem indica que a divergência não tende a comprometer um possível apoio da China a sua candidatura.
Azevêdo preferiu enfatizar as "coincidências" de posição, sobretudo a necessidade de destravar as negociações da Rodada Doha de liberalização comercial, mergulhadas numa espécie de coma desde a reunião ministerial de Genebra de 2008.

Caso seja o escolhido para dirigir o órgão máximo do comércio mundial, num processo que terá início em 2 de abril e será decidido por consenso, o brasileiro diz que essa será sua prioridade.

"Estamos com quase meio século de defasagem nas regras multilaterais de comércio", diz Azevêdo; "Precisamos retomar as negociações para que as regras reflitam o mundo de hoje".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página