Moscou diz que EUA invadiram residências de consulado russo

Crédito: Stephen Lam - 2.set.2017/Reuters The Consulate General of Russia is seen in San Francisco, California, U.S., September 2, 2017. REUTERS/Stephen Lam
Prédio onde funcionava o Consulado-Geral da Rússia em San Francisco

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Ministério de Relações Exteriores da Rússia afirmou nesta terça-feira (3) que autoridades americanas invadiram residências do Consulado da Rússia em San Francisco.

Moscou ameaçou retaliações à "invasão" que caracterizou como hostil e ilegal.

No fim de agosto, o Departamento de Estado americano requisitou à Rússia que fechasse o consulado de San Francisco até o dia 2 de setembro. Washington disse à época que a decisão foi tomada "no espírito de paridade" com as medidas de redução da equipe diplomática americana na Rússia impostas pelo Kremlin.

Funcionários russos deixaram o complexo onde funcionava o consulado em cumprimento à ordem americana, mas deixaram as áreas que eram usadas como residência trancadas.

Após a saída da missão diplomática russa, autoridades americanas ocuparam os setores administrativos do complexo, mas, segundo Moscou, entraram na área residencial na segunda-feira (2).

"Reservamo-nos o direito de responder. O princípio de reciprocidade sempre foi e continua sendo o pilar da diplomacia" disse a chancelaria em um comunicado.

Filmagens veiculadas na televisão estatal russa mostram o que seriam autoridades americanas rompendo cadeados em partes isoladas do complexo e entrando nas residências.

O Ministério de Relações Exteriores da Rússia afirmou que os "invasores" tomaram todas as instalações onde funcionava o consulado, incluindo a residência do cônsul-geral.

"Assim sendo, entendemos que os americanos, ao invadir nossos edifícios diplomáticos, concordaram de fato que suas missões na Rússia podem ser tratadas de forma semelhante", declarou a chancelaria.

A acusação russa ocorre um dia após o jornal americano "The Washington Post" divulgar que um advogado de Trump foi convidado para encontros na Rússia já numa fase avançada de campanha presidencial.

Nos últimos meses, Rússia e Estados Unidos têm trocado medidas retaliatórias de redução de pessoal diplomático.


TOMA LÁ, DÁ CÁ
As relações bilaterais entre Rússia e EUA vêm se desgastando desde a campanha eleitoral do atual presidente Donald Trump.

10.dez.2016
CIA conclui que Rússia interveio na eleição presidencial em favor do republicano Donald Trump

11.dez.2016
Trump rebate as conclusões da CIA. "Acho que é ridículo. É outra desculpa. Não acredito", diz

29.dez.2016
Presidente Obama, democrata, expulsa 36 diplomatas russos. Eles têm 72h para deixar os EUA

14.jun.2017
Congresso aprova sanções econômicas contra a Rússia por intromissão na eleição e ações na Ucrânia e na Síria.

28.jul.2017
Putin ordena o corte do corpo diplomático americano para 455 –mesmo número de diplomatas russos nos EUA após expulsão

31.ago.2017
Por "paridade", EUA exigem o fechamento do consulado russo em San Francisco e de dois escritórios de apoio até 2.set.2017

1º.set.2017
Moscou promete "dura resposta" ao fechamento imposto por Washington

3.out.2017
Chancelaria russa afirma que autoridades americanas invadiram residências diplomáticas no consulado de San Francisco

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.