Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2010 - 19h52

Justiça colombiana chamará Uribe para depor sobre espionagem

Publicidade

DA EFE, EM BOGOTÁ

A Procuradoria colombiana anunciou hoje (26) que citou como testemunha o presidente Álvaro Uribe como parte da investigação do escândalo das escutas e espionagem por parte do serviço de inteligência estatal contra jornalistas, opositores, magistrados e outras personalidades.

São investigados os ex-diretores do Departamento Administrativo de Segurança (DAS) e outros 16 funcionários. O Ministério Público assinalou que escutará a versão do presidente colombiano a fim de estabelecer qual era o uso das informações e como o trabalho do DAS, organismo ligado a Presidência, era coordenado.

Também foram chamados a prestar declarações o candidato presidencial pelo Polo Democrático Alternativo (PDA)Gustavo Petro, o diretor do DAS, Felipe Muñoz, e outros funcionários da entidade de inteligência.

A Procuradoria Geral também chamou o secretário-geral da Presidência, Bernardo Moreno, e a ex-diretora da inteligência estatal María del Pilar Hurtado para depor.

Uribe reiterou em várias ocasiões que nunca ordenou à central de inteligência que fizesse escutas e seguisse pessoas ilegalmente, como disseram algumas testemunhas perante a Promotoria.

Segundo o órgão de justiça, que se baseia em declarações de testemunhas, as ordens das escutas saíram da Casa de Nariño, sede do Executivo em Bogotá.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página