Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2010 - 17h16

Suplicy diz que rejeitou convite para participar de comboio de ajuda à Gaza

Publicidade

NOELI MENEZES
DE BRASÍLIA

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou nesta terça-feira que rejeitou um convite para integrar a comboio de ajuda humanitária para a faixa de Gaza. A frota de navios com as mercadorias foi atacada por tropas israelenses na madrugada de ontem. Pelo menos nove ativistas morreram e outros 30 ficaram feridos.

O convite ao petista foi feito por Huaida Araf, uma das organizadoras da missão. Suplicy disse que consultou o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), sobre a viabilidade de se ausentar durante duas semanas durante este mês.

"O líder achou melhor eu ficar, pois vamos votar o pré-sal. Já pensou se o governo perde por um voto?", disse o senador.

Huaida sobreviveu ao ataque israelense.

O ataque

O Exército de Israel atacou na madrugada desta segunda-feira um comboio de barcos organizado pela ONG Free Gaza, um grupo de seis navios, liderados por uma embarcação turca, que transportava mais de 750 pessoas e 10 mil toneladas de ajuda humanitária para a faixa de Gaza, deixando ao menos nove mortos e cerca de 30 feridos.

O Conselho de Segurança da ONU emitiu uma declaração condenando o que chamou de atos que resultaram na perda de vidas durante o ataque israelense a frota de navios.

O governo de Israel disse que as tropas israelenses agiram em defesa própria no episódio, depois de serem atacadas.

Por meio de uma nota, divulgada pelo governo israelense, o ministro das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, disse que as pessoas a bordo do navio invadido não estavam em missão de paz e são terroristas.

Entenda a ação dos israelenses:

Arte/Folha

COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página