Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2010 - 17h42

Presidente do Equador diz estar ansioso para reunião com Hillary

Publicidade

DA ANSA, EM QUITO

O presidente do Equador, Rafael Correa, disse hoje estar na expectativa da reunião que irá manter com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, programada para a próxima terça-feira (8).

"É a visita mais importante em muitos anos e confirma as relações cordiais que temos com os Estados Unidos", afirmou Correa, em entrevista à rádio Quito.

Apesar das tensões com Washington, causadas pela ampliação das negociações comerciais equatorianas com outros países e pela expulsão de diplomatas americanos do Equador no início de 2009, Correa negou que as relações com os EUA estejam ruins.

Entre os temas a serem discutidos com Hillary estão questões sobre segurança e relações entre América Latina e Estados Unidos, já que o Equador atualmente preside a União das Nações Sul-Americanas (Unasul), grupo formado por 12 países da América do Sul.

Os EUA "devem reconhecer a importância desta região", enfatizou Correa, ao mesmo tempo em que reiterou sua preocupação pela presença militar americana em sete bases na Colômbia.

A visita de Hillary ao Equador faz parte de uma viagem da secretária pela América Latina e coincide com a 40ª Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), que será iniciada no próximo domingo em Lima, no Peru, e terá três dias de duração.

No começo do ano, a chefe da diplomacia americana aceitou conversar sobre segurança e defesa com a Unasul. Na época, ela enviou uma carta a Correa, na qual manifestava sua intenção.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página