Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2010 - 20h38

Presidente da Colômbia espera que Chávez participe de sua posse

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, considerou nesta terça-feira "um passo na direção correta" a presença anunciado do líder equatoriano, Rafael Correa, em sua posse, e se declarou "contente" com as declarações do venezuelano Hugo Chávez.

"Estou muito contente com a notícia que recebemos da presença do presidente do Equador na posse e também com as declarações do presidente Chávez. Tomara que ele também possa assistir" no próximo 7 de agosto, disse Santos ao final de uma visita de seis dias a Londres.

Santos acrescentou que a decisão de Correa "é um passo na direção correta" para a normalização das relações entre os dois países, e expressou sua satisfação por ter começado "com o pé direito" o processo diplomático do próximo governo.

Santos também foi questionado sobre o processo aberto contra ele no Equador por ter ordenado, quando era ministro da Defesa do governo de Álvaro Uribe, um ataque do Exército colombiano contra a guerrilha das Farc em território equatoriano em março de 2008. Eles disse "respeitar", mas "não concordar" com a decisão.

"É uma situação jurídica que respeito. Não concordo, claro, com a iniciativa dessa decisão de um juiz. Acho que não tem precedentes na história jurídica internacional e que isso facilmente será resolvido."

O Equador rompeu os laços diplomáticos com a Colômbia após esse ataque, mas ao final de 2009 os dois países voltaram a nomear encarregados de negócios. A Venezuela mantém "congeladas" desde julho de 2009 as relações com a Colômbia, em resposta ao acordo militar entre Bogotá e Washington.

Santos aproveitou sua passagem por Londres para anunciar que, antes da posse, fará uma viagem por seis países da América Latina: México, República Dominicana, Panamá, Peru, Chile e Argentina.

Sua chanceler, María Angela Holguín, visitará Equador e Venezuela.

Em Londres, Santos reuniu-se com o primeiro-ministro David Cameron e com dois de seus antecessores no cargo, o trabalhista Tony Blair e a conservadora Margaret Thatcher, assim como a cantora colombiana Shakira.

Na quarta-feira, segue para Berlim, onde deve se reunir com a chanceler Angela Merkel, e na quinta-feira pela manhã se encontra em Paris com o presidente Nicolas Sarkozy.

A última parada será Madri, onde se encontra com o rei Juan Carlos e com o presidente do governo, José Luis Rodríguez Zapatero.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página