Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2010 - 10h29

Bomba mata ao menos quatro militares dos EUA no Afeganistão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTICIAS

Ao menos quatro militares americanos morreram nesta quarta-feira na explosão de uma bomba no sul do Afeganistão. Horas antes, outros três militares americanos morreram em um ataque do grupo islâmico Taleban no sudoeste do país.

Segundo um comunicado da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), os quatro militares foram mortos na explosão de uma bomba colocada a beira de uma estrada no sul afegão. A aliança não deu mais detalhes do ataque, mas este tipo de explosivo é a arma mais letal do taleban em sua ofensiva contra as tropas internacionais.

Um quinto militar americano morreu, também no sul do país, quando foi atingido por tiros em um confronto direto com insurgentes.

Mais cedo, um grupo de talebans tentou invadir um centro da polícia em Kandajar, no sul do Afeganistão, armados com um carro-bomba, armas, lança-granadas e metralhadoras. O ataque deixou ao menos três militares dos Estados Unidos e cinco civis mortos.

Segundo a Otan, o ataque ocorreu no centro da Polícia Nacional Afegã da Ordem Civil (Ancop).

Parte do grupo taleban detonou um carro-bomba na entrada da Ancop, enquanto os demais abriram fogo por mais de 20 minutos. Segundo Zalmai Ayubi, porta-voz do governo de Kandahar, os talebans fugiram com a chegada de reforços.

O grupo islâmico Taleban reivindicou o ataque em comunicado divulgado em seu site. Eles alegam que 40 soldados afegãos e da Otan morreram, mas é comum que exagerem os danos causados por seus ataques.

Segundo o taleban, a ação foi realizada por cinco insurgentes. Dois deles detonaram explosivos que levavam consigo e outros três abriram fogo.

A Ancop é uma seção da polícia afegã que se encarrega de preservar a ordem civil em núcleos urbanos. Ela conta com brigadas em Cabul, Paktya, Kandahar e Herat.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página