Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2010 - 13h57

Otan captura taleban que planejava ataque contra evento internacional

Publicidade

DA EFE, EM CABUL (AFEGANISTÃO)

A missão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) deteve na noite desta sexta-feira em Cabul, capital do Afeganistão, um rebelde do grupo islâmico radical Taleban que planejava um atentado contra a Conferência de Cabul, que reunirá representantes de 70 países na cidade.

Segundo comunicado da aliança, o homem capturado seria também responsável por fornecer explosivos ao grupo.

Ele foi preso após a Otan receber uma denúncia de que haveria planos para atacar o evento internacional. Uma força conjunta da Otan e afegã chegou ao local onde o suspeito, cujo nome não foi revelado, estava e pediu de megafone para que todos deixassem o local pacificamente. Outros suspeitos foram presos na operação.

Na próxima terça-feira (20), começa a Conferência de Cabul, uma continuação da Conferência de Londres de janeiro passado para discutir a situação atual da guerra no Afeganistão e a melhor forma para a transmissão de responsabilidades às autoridades afegãs.

O evento contará com a presença, entre outros, da secretária de Estado americana, Hillary Clinton. A otan qualifica o evento de um "momento chave" no trabalho de retomada da autonomia que a aliança promove no país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página