Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2010 - 05h47

Talebans tomam distrito afegão na fronteira com Paquistão

Publicidade

DA EFE, EM CABUL

Os talebans ocuparam a capital do remoto distrito afegão de Bargi Matal, na fronteira com o Paquistão após vários dias de luta que deixaram 50 insurgentes mortos, segundo o Ministério do Interior.

A tomada da capital do distrito, situado na província do Nuristão, ocorreu neste sábado às 22h local (14h30 de Brasília), confirmou neste domingo à agência afegã "AIP" o governador provincial, Jamaluddin Badar.

Segundo ele, a polícia decidiu se retirar do distrito na noite passada, após receber ordens de Cabul por causa do elevado número de mortes de suas forças e de um superior poder bélico dos insurgentes.

"Após vários dias de luta, a força do governo contava com menos armas e outras coisas necessárias. A polícia sofreu várias baixas. Três policiais morreram e 12 ficaram feridos no combate de ontem", assegurou o governador.

"Por todas essas razões, as forças do governo se retiraram de Bargi Matal após receber ordens de Cabul. Agora, o distrito está sob controle talibã", acrescentou.

O Ministério do Interior afegão assegurou neste sábado que pelo menos 50 talebans haviam morrido em uma operação conjunta das tropas afegãs e da Isaf (Força Internacional de Assistência à Segurança) realizada na sexta-feira em Bargi Matal.

O porta-voz taleban Zabiullah Mujahid disse à "AIP" que suas milícias mataram dez policiais e capturaram outros 15 agentes feridos durante vários combates registrados em três postos de controle do distrito.

A capital do distrito é uma cidade de importância estratégica no leste do Afeganistão, de onde os talebans podem ter acesso a várias áreas do Nuristão e da província vizinha de Kunar.

No último dia 29 de maio, os talebans já haviam conseguido assumir o controle do local após duros combates, mas foram expulsos de lá apenas dois dias depois pelo Exército afegão e pelas tropas da Isaf, força da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página