Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2010 - 07h59

Otan acusa Taleban de matar 13 civis em 24 horas no Afeganistão

Publicidade

DA EFE, EM CABUL
DE SÃO PAULO

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) acusou nesta sexta-feira os militantes do grupo islâmico Taleban de matar ao menos 13 civis e deixar outros quatro feridos em diversos ataques nas últimas 24 horas no Afeganistão.

A morte de civis é um dos temas mais delicados do conflito no Afeganistão, já que podem minar a confiança e apoio da população ao lado que mais causá-las.

A Otan está sendo duramente criticada nas últimas semanas por incidentes de morte de civis --dado agravado recentemente pela revelação, no site Wikileaks, de mais de 91 mil documentos da guerra. Os documentos informam que pelo menos 195 civis foram mortos e outros 174, feridos entre 2004 e 2009. O número, contudo, pode ser subestimado porque, em muitas missões, as tropas omitem esse tipo de acontecimento.

Erros que ocasionaram morte de civis também incluem o dia em que soldados franceses bombardearam um ônibus cheio de crianças em 2008, matando oito. Uma ronda similar feita pelas tropas norte-americanas matou 15 passageiros.

Os documentos também apontam o extermínio de uma vila durante uma festa de casamento, incluindo uma mulher grávida, em um aparente ataque de vingança.

No total, 1.074 civis morreram no primeiro semestre do ano pela guerra afegã, um aumento de 1,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados da organização independente Afghanistan Rights Monitor (ARM).

TALEBAN

O ataque mais grave taleban ocorreu na quinta-feira no distrito de Ab Band, na Província central de Ghazni. Seis civis morreram baleados por rebeldes enquanto trabalhavam na construção e reparação de estradas, segundo oficiais afegãos citados pela Otan.

Em outro fato ocorrido quinta-feira na mesma Província, três civis morreram e um foi ferido quando o veículo no qual viajavam foi atingido pela explosão de uma mina.

No distrito de Kandahar, da Província sulina homônima, três civis morreram e outros dois ficaram feridos pela explosão de uma bomba caseira colocada junto a uma estrada.

Em outra explosão de bomba, um civil morreu e outro sofreu ferimentos no distrito de Chamkani, na Província oriental de Paktya.

"Os talebans têm conchavo com o mulá Omar e disseram em público recentemente que atacam civis, mulheres e crianças", afirmou na nota o comandante geral da região leste, John F. Campbell.

As minas e as bombas de fabricação caseira são alguns dos métodos favoritos dos insurgentes talebans para atacar as tropas internacionais desdobradas no Afeganistão, embora frequentemente costumem causar baixas entre a população civil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página