Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2010 - 12h48

Terremoto de magnitude 4 atinge o Chile, sem deixar vítimas

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um terremoto de magnitude 4 foi registrado neste domingo na região do Biobio, sul do Chile, sem causar vítimas ou danos materiais, segundo autoridades.

O tremor ocorreu às 3h50 no horário local (4h50 em Brasília) e seu epicentro ficou sob o mar, a 17 quilômetros ao oeste da cidade de Concepción, capital da região, próxima à Santiago, a uma profundidade de 23,4 quilômetros, informou o Instituto Sismológico da Universidad de Chile.

ESTUDO

Ainda na quinta-feira (29), um estudo internacional concluiu que é improvável que um grande terremoto atinja o país nos próximos anos.

O poderoso tremor que sacudiu o Chile em fevereiro deste ano liberou a maior parte da tensão acumulada durante cerca de 200 anos ao longo da falha onde duas placas tectônicas colidiram, apontaram os cientistas.

Isso torna muito improvável que um novo tremor de intensidade similar ocorra, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira na revista Science.

Cientistas chilenos, alemães e franceses, chefiados pelo geólogo Marcelo Farías, da Universidade do Chile, chegaram a esta conclusão após medir quanto se levantou ou deprimiu o terreno em 24 locais ao longo da costa chilena e em nove locais terra adentro.

Ele descobriram que o terremoto de magnitude 8,8 empurrou cerca de 1,5 metros sobre a costa, causando o afundamento de áreas interiores e moveu a linha da costa para o mar, segundo o estudo.

O terremoto de fevereiro foi o quinto mais forte desde que se mede a intensidade destes fenômenos.

Ele provocou uma tsunami que arrasou cidades inteiras e matou 521 pessoas. Calcula-se que os danos que provocou tenham chegado aos US$ 30 bilhões.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página