Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2010 - 10h00

China promove neto de Mao Tse Tung a general de divisão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Mao Xinyu, neto único de Mao Tse Tung, o fundador da República Popular da China, foi promovido a general de divisão no Exército Popular de Libertação (EPL), anunciou nesta segunda-feira a imprensa chinesa.

Mao, de 40 anos, é pesquisador da Academia de Ciências Militares da EPL. Muito parecido fisicamente com o Grande Timoneiro, ele escreveu muitas obras, entre elas "Meu avó Mao Tse Tung" e tem um blog.

Greg Baker-03MAR.08/AP
Foto de 2008 mostra Mao Xinyu, neto do fundador da Rpública Popular da China, Mao Tse Tung
Foto de 2008 mostra Mao Xinyu, neto do fundador da Rpública Popular da China, Mao Tse Tung

Boatos de sua promoção circulam desde setembro, mas os oficiais se recusavam a confirmá-los, aparentemente para evitar críticas de favoritismo.

Mao, então com 39, teria se tornado o mais jovem oficial a chegar a general no EPL, cofundado por seu avô em 1927.

Segundo o "Global Times", contudo, ele foi promovido por ocasião do 83º aniversário da fundação do Exército chinês, neste domingo.

"Esta é uma elevação natural. As muitas conquistas de Mao o deram o direito a ser promovido", disse Bao Guojun, porta-voz da academia.

Mao Xinyu é filho do segundo filho de Mao, Mao Anqing, que morreu em 2007, aos 84 anos. O mais jovem representante da família é membro do Parlamento e um grande defensor do legado de seu avô. Ele escreveu muitas obras, entre elas "Meu avó Mao Tse Tung" e tem um blog.

Mao TseTung liderou a sangrenta revolução de duas décadas que derrubou os nacionalistas de Chiang Kai-shek e estabeleceu a República Popular da China, em 1949. Ele comandou o novo país até sua morte, em 1976, e seu corpo embalsamado permanece em um mausoléu na Praça Tiananmen, no coração da capital Pequim.

Na vida privada, contudo, Mao era notoriamente caótico. Ele se casou quatro vezes e teve nove filhos. Sua segunda mulher, avó de Xinyu, foi executada por nacionalistas em 1930. Seu primeiro filho, Mao Anying, foi morto em ação durante a Guerra da Coreia e Mao Anqing teria sofrido problemas mentais por boa parte de sua vida adulta.

Xinyu tem um filho, o único bisneto de Mao, que nasceu na data do 110º aniversário do bisavó, em 2003.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página