Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/08/2010 - 07h49

Representantes de Israel e Hamas se reuniram em segredo, diz jornal

Publicidade

DA EFE, EM JERUSALÉM

Representantes de Israel e do movimento islamita palestino Hamas se reuniram em segredo na semana passada ao norte de Tel Aviv, diz o jornal em árabe "Al Asharq Al Awsat", editado em Londres. Israel não mantém relações oficialmente com o Hamas, grupo que considera terrorista e com quem travou uma guerra entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009.

O objetivo do encontro secreto era advertir a liderança do Hamas sobre as duras consequências de um eventual sequestro de colonos judeus na Cisjordânia, afirma o diário, que cita fontes palestinas.

O aviso aos colonos foi feito há pouco mais de uma semana em carta, segundo a qual o comando militar diz ter informações de que os líderes do Hamas em Damasco estão pressionando seus seguidores na Cisjordânia a sequestrar colonos.

Os sequestros seriam uma forma de obter um novo trunfo nas negociações para a libertação de parte dos quase 7.000 presos palestinos.

Daniel Dayan, presidente do conselho de assentamentos Yesha, confirmou ontem à agência Efe que o Exército israelense pediu aos colonos judeus na Cisjordânia para que redobrem as precauções diante de possíveis sequestros por parte do Hamas --que controla a faixa de Gaza.

O interlocutor do Hamas no encontro teria sido Omar Abed Al Razak, que foi ministro do Tesouro palestino em 2006 e 2007, quando o líder do Hamas Ismail Haniyeh era também o presidente da Autoridade Nacional Palestina. O diário não diz quem compareceu à reunião pelo lado israelense.

Razak teria saído do povoado de Bet Iba, no norte do território ocupado da Cisjordânia, e seguido clandestinamente para a cidade de Netânia.

O palestino negou oficialmente as informações sobre o suposto encontro em Netânia como "falsas e sem fundamentos algum".

"Os representantes do Hamas na Cisjordânia não podem se movimentar com liberdade e raramente temos permissão de entrar nos territórios de Israel. De qualquer forma, rejeitamos nos reunir com israelenses, inclusive com seus jornalistas", ressaltou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página