Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/08/2010 - 11h40

Aprovação de Sarkozy sobe com medidas contra crime e imigração ilegal

Publicidade

DANIEL FLYNN
DA REUTERS, EM PARIS

A popularidade do presidente francês, Nicolas Sarkozy, cresceu após seu anúncio de novas e duras medidas contra o crime e a imigração ilegal, mas mais de metade dos eleitores dizem que ele ainda não está enfrentando adequadamente os problemas do país.

Uma pesquisa publicada neste sábado mostrou que a porcentagem de franceses que confiam em Sarkozy subiu para 34% no início de agosto, dois pontos percentuais acima da enquete do mês anterior.

Entretanto, 61% afirmaram não confiar no líder conservador, que deve tentar a reeleição a um novo mandato de cinco anos em 2012 apesar de seus resultados fracos nas pesquisas.

O primeiro-ministro François Fillon, visto como possível concorrente de Sarkozy dentro do partido governista UMP, se saiu melhor: 40% dizem confiar nele, e 54%, não.

Fillon pode ser substituído em uma mudança no gabinete anunciada pelo mandatário para outubro.

O levantamento foi realizado entre 4 e 5 de agosto, uma semana depois de Sarkozy divulgar seus planos para um fortalecimento da segurança durante uma visita à cidade de Grenoble, no sudeste francês, cenário de conflitos em meados de julho causados pela morte de um homem de origem árabe que fugia da polícia.

Uma pesquisa publicada na quinta-feira mostrou que os franceses apoiam maciçamente as novas medidas propostas por Sarkozy, ele mesmo filho de um pai húngaro e uma mãe francesa de ascendência judia grega.

O estudo de quinta-feira disse que cerca de 89% dos entrevistas concordam com os planos de forçar criminosos a usar etiquetas eletrônicas durante anos depois de cometer um crime, enquanto 70% apoiam uma iniciativa para retirar a nacionalidade francesa de pessoas com raízes imigrantes declaradas culpadas pela morte de policiais.

O presidente propôs ainda que os jovens menores de idade que tenham cometido algum delito não possam obter a cidadania francesa de forma automática quando alcançarem a maioridade.

Partidos da oposição, grupos de direitos humanos e sindicatos anunciaram esta semana que irão realizar grandes passeatas por toda a França no dia 4 de setembro para protestar contra as medidas, que dizem ser xenofóbicas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página