Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2010 - 09h42

TV iraniana mostra "confissão" de iraniana condenada a apedrejamento

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A TV estatal iraniana exibiu na noite desta quarta-feira uma entrevista que supostamente traz Sakineh Ashtiani, a iraniana condenada a morrer apedrejada por adultério, confessando ter discutido com um homem sobre o assassinato do marido.

A mulher aparece com véu preto que cobre quase todo o corpo, a imagem distorcida no rosto e a voz encoberta pela tradução de um dialeto regional para o persa --o idioma oficial do Irã. Assim, não foi possível confirmar por fonte independente a identidade da mulher.

AP
A iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani foi condenada a morte por apedrejamento
A iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani foi condenada a morte por apedrejamento por adultério e pelo assassinato do marido

Na entrevista, transmitida na noite de quarta-feira, Sakineh também criticou seu advogado por divulgar publicamente o seu caso e disse que isso trouxe vergonha para sua família.

Um grupo de defesa dos direitos humanos, o Comitê Internacional contra o Apedrejamento, qualificou o programa de TV de "propaganda tóxica". Ashtiani havia anteriormente negado as acusações de adultério.

A atenção dada pela mídia internacional ao caso revelou o elevado número de execuções no país e pode ter evitado que Ashtiani seja apedrejada até a morte, segundo o advogado dela, que se refugiou na Europa.

Ashtiani contou como manteve um relacionamento com o primo do marido. "Ele me disse: "Vamos matar seu marido". Eu realmente não pude acreditar que meu marido seria morto. Pensei que ele estivesse brincando", disse Ashtiani.

"Depois, descobri que assassinar era a profissão dele. Ele veio a nossa casa e trouxe todo o material. Trouxe aparelhos elétricos, fios e luvas. Depois, matou meu marido conectando-o à eletricidade", declarou.

O diretor do Judiciário da província iraniana do Azerbaidjão do Leste disse no programa de TV que Ashtiani havia injetado um anestésico no marido.

"Depois que o marido ficou inconsciente, o verdadeiro assassino matou a vítima ao conectá-la pelo pescoço à eletricidade", afirmou ele.

Não ficou claro se o primo foi preso.

CHIBATADAS

Mãe de duas crianças, Ashtiani já recebeu 99 chibatadas por ter mantido um relacionamento ilícito com dois homens. A sentença de apedrejamento foi suspensa enquanto a Justiça reexamina o caso, mas ainda pode ser executada, disse uma autoridade do Judiciário iraniano.

Assassinato, adultério, estupro, assalto a mão armada, apostasia e tráfico de drogas são crimes punidos com a pena de morte pela lei islâmica da Sharia, em vigor no Irã desde a Revolução Islâmica de 1979.

O advogado dela, Mohammad Mostafaei, disse à Reuters em entrevista no começo da semana que Ashtiani, condenada por adultério quando era casada, iria provavelmente ser poupada do apedrejamento graças à pressão internacional.

As autoridades do Irã emitiram ordem de prisão contra Mostafaei e mantiveram a mulher dele na prisão por duas semanas, numa tentativa de forçá-lo a retornar ao Irã, disse ele.

Na entrevista, Ashtiani disse que iria entrar com uma ação contra Mostafaei, que está na Noruega.

O programa de TV afirmou que o Ocidente deu tanto destaque ao caso na esperança de pressionar o Irã a libertar três norte-americanos que estão presos há mais de um ano depois de terem sido detidos perto da fronteira iraquiana, onde, segundo suas famílias, estavam pegando carona.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página