Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2010 - 19h12

Islamita que sequestrou espanhois para Al Qaeda na Mauritânia é extraditado

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM NUAKCHOTT

Um islamita malinês, condenado a 12 anos de prisão por ter sequestrado três voluntários espanhois na Mauritânia para a Al Qaeda no ano passado, foi extraditado neste domingo para o Mali, informou à France Presse uma fonte judicial.

Segundo a fonte, Omar Sid Ahmed Uld Hamma, conhecido como "Omar el Saharaui", de 52 anos, "foi entregue às autoridades malinesas na manhã deste domingo na fronteira, a pedido de seu país".

Um membro das forças de segurança mauritanas havia afirmado no sábado que o malinês, condenado pelo sequestro dos três espanhois, havia deixado a prisão de Nuakchot na véspera.

Ainda não há informações oficiais, mas fontes malinesas indicaram que Omar el Saharaui "está a ponto de ser extraditado para Bamako", após uma negociação para liberar os dois últimos reféns espanhois ainda mantidos pela AQMI (Al Qaeda no Magreb Islâmico).

Omar Sid Ahmed Uld Hamma foi acusado de ter atuado como "mercenário" para a AQMI, que o teria contratado para sequestrar os três voluntários espanhois no norte de Nuakchot em 29 de novembro de 2009.

Os outros dois reféns -- Roque Pascual, de 50 anos, e Albert Vilalta, de 35 -- continuam em poder dos islamitas no norte de Mali, para onde foram levados após sua captura.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página