Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2010 - 21h11

Nasa promete colaborar com resgate de mineiros no Chile

Publicidade

DE SÃO PAULO
DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

A agência espacial americana Nasa está disposta a colaborar com o governo chileno nas operações de resgate de 33 mineiros presos há 19 dias em uma mina, informou um porta-voz nesta terça-feira.

"A Nasa está disposta a fornecer a colaboração que for solicitada", afirmou uma fonte da agência em um email.

Veja galeria de fotos do resgate aos mineiros presos no Chile
Presidente do Chile diz que 33 mineiros estão vivos; veja vídeo

arte Folha de S.Paulo/arte Folha de S.Paulo

Segundo a Nasa, o governo chileno solicitou "assistência técnica relacionada às atividades de pesquisas científicas em biologia que possam ser de utilidade na situação atual", afirmou a fonte.

Os 33 mineiros estão presos há 19 dias na mina de San José, em Atacama, no Chile, e o resgate deve levar meses. Isolados a 700 metros de profundidade, eles preparam-se para um dos mais longos resgates subterrâneos já registrados. Ontem, os mineradores receberam cartas da família, cantaram o hino nacional do Chile e disseram estar com muita fome.

O ministro da Saúde chileno, Jaime Moñalich, afirmou que seu governo pediu ajuda à Nasa, já que os mineiros presos desde 5 de agosto encontram-se em condições semelhantes aos astronautas no espaço: no escuro, com escassa ventilação e alimentos limitados.

O ministro disse que a colaboração focaria na alimentação dos mineiros, mediante pequenas doses de alimentos condensados ricos em proteínas, enquanto continuam os trabalhos de resgate, que durarão meses.

Arte Folha

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página