Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2010 - 15h53

Apoio a presidente chileno chega a 56% com resgate a mineiros, diz pesquisa

Publicidade

DA REUTERS, EM SANTIAGO

O presidente chileno, Sebastián Piñera, alcançou uma aprovação de 56% em agosto, seu melhor desempenho desde que chegou ao poder, favorecido pela descoberta com vida de 33 trabalhadores presos em uma mina, revelou uma pesquisa nesta quarta-feira.

Segundo a pesquisa de opinião realizada pela consultora Adimark Gfk, a aprovação fez o governo do presidente, de centro-direita, subir 10 pontos percentuais desde meados de julho, quando obteve seu pior nível de aprovação desde que assumiu o cargo em março.

"Esse aumento, estatisticamente muito significativo, está diretamente relacionado às operações de resgate dos mineiros presos na mina San José", destacou a Adimark Gfk.

No dia 22 de agosto, uma missão de resgate liderada pelo ministro de Mineração, Laurence Golborne, conseguiu encontrar com vida 33 operários, 17 dias após ficarem presos por causa de um desabamento em uma mina subterrânea. O resgate ainda deve durar vários meses.

Segundo a consultora, antes de conseguir contato com os mineiros, a aprovação à Piñera chegava a 49%.

A Adimark Gfk sustentou que os acontecimentos na mina San José afetaram "muito significativamente" o ministro Golborne.

"Por ser o ministro menos conhecido do gabinete até a pesquisa de julho (16% o conheciam), chegou em agosto a posicionar-se com 51% de conhecimento", acrescentou a consultora.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página