Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2010 - 09h34

Furacão Earl ganha força e se aproxima dos EUA com ventos de 230 km/h

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O furacão Earl se intensificou nesta quinta-feira no oceano Atlântico e, com ventos de 230 km/h, e se aproxima da costa leste dos Estados Unidos, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC), que tem sede em Miami.

O furacão deve passar na noite desta quinta-feira perto de um grupo de ilhas no Estado americano da Carolina do Norte, onde as autoridades divulgaram alertas que vão até o Estado americano de Massachusetts.

Às 9h, o centro do Earl estava 575 km ao sul de Cabo Hatteras, na Carolina do Norte, onde alguns moradores já receberam ordem de evacuação, e 1.315 km ao sul-sudoeste de Nantucket, Massachusetts. O furacão segue no sentido norte-noroeste a uma velocidade de 30 km/h.

Earl é um furacão de categoria quatro na escala Saffir-Simpson, que vai até cinco, com ventos de mais de 250 km/h. "Esperamos uma perda de força gradual, mas continuará sendo um furacão potente ao se aproximar da costa americana", explica um comunicado do NHC.

Atrás do Earl está a tempestade tropical Fiona, com ventos de até 85 km/h, que ameaça o arquipélago de Bermudas. Além disso, outra tempestade tropical, Gaston, avança no Atlântico e está 2.400 quilômetros ao leste das Antilhas.

A temporada de furacões no Atlântico norte vai de junho a novembro e tem como período mais perigoso os meses de setembro e outubro.

Chuck Burton/AP
Homem caminha por píer na costa da Carolina do Norte, que se prepara para a chegada do furarão Earl
Homem caminha por píer na costa da Carolina do Norte, que se prepara para a chegada do furarão Earl
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página