Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/09/2010 - 09h57

Sob pressão, pastor dos EUA confirma decisão de queimar cópias do Corão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Terry Jones, pastor da Igreja Dove World Outreach, na Flórida, confirmou na manhã desta terça-feira sua decisão de queimar cópias do Corão no próximo dia 11 de setembro, exatos nove anos depois dos atentados terroristas que mataram mais de 3.000 em Nova York e Washington.

O chefe das tropas de Estados Unidos no Afeganistão, general David Petraeus, advertiu que a queima do livro sagrado do Islã "pode causar problemas significativos" para as forças americanas em países muçulmanos.

Jones disse em uma entrevista à rede CNN que os EUA "enfrentam um inimigo com o qual não se pode dialogar e ao qual deve se mostrar força".

O pastor, que dirige a igreja carismática cristã em Gainesville, no Estado americano da Flórida, disse ainda que a queima do Alcorão "não é nem um ato de amor, nem um ato de ódio, mas sim uma advertência sobre a ameaça que representa o islã".

Ele afirma ainda que decidiu declarar 11 de setembro como o "dia internacional de queimar um Corão".

Na véspera, centenas de pessoas fizeram uma manifestação em Cabul, capital afegã, em um protesto contra os planos de Jones. Petraeus disse que se a queima for realizada, "a segurança de nossos soldados e civis estarão em um perigo maior e nossa missão se tornará mais difícil".

Os protestos levaram ainda milhares de pessoas a se manifestarem em torno da Embaixada dos EUA em Jacarta, na Indonésia. A Associação Nacional de Evangélicos organizou uma "congregação para a paz" entre cristãos, muçulmanos, judeus e hindus para uma vigília na véspera do 11 de setembro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página