Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2010 - 10h04

Estado de Washington executa primeiro prisioneiro desde 2001

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As autoridades do Estado de Washington, no noroeste dos Estados Unidos, anunciaram na madrugada deste sexta-feira a primeira execução de um prisioneiro desde 2001. O réu, Cal Coburn Brown, morto com injeção letal, foi condenado à morte por estupro, tortura e assassinato.

"A execução [...] aconteceu às 0h56 de sexta-feira [4h56 de Brasília] de 10 de setembro na penitenciária Walla Walla do Estado de Washington", informa um comunicado oficial.

Brown, 52, passou mais de 16 anos no corredor da morte. Ele foi condenado em 1993 pelo estupro e assassinato de Holly Washa, que tinha 21 anos.

Ele sequestrou Washa à beira de uma estrada, a estuprou e torturou em um motel durante 36 horas e depois a estrangulou e esfaqueou.

No julgamento, Brown confessou o assassinato e tentou alegar problemas mentais. O tribunal decidiu, contudo, que a síndrome bipolar não era suficiente para uma absolvição.

Ele nunca pediu perdão à família da vítima, mas disse entender a raiva que sentiam dele e que espera que sua morte dê um sentimento de conclusão ao caso.

Brown foi morto após uma equipe de quatro pessoas injetar um coquetel letal de drogas, na câmara de execução da penitenciária estatal de Washington. O pai, irmão e duas irmãs da vítima assistiram à execução.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página