Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2010 - 10h05

Maioria dos católicos acha que visita do papa melhorará imagem da igreja no Reino Unido

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Cerca de 70% dos católicos britânicos dizem acreditar que a visita do papa Bento 16 ao Reino Unido, prevista para quinta-feira (16) servirá para melhorar a imagem da Igreja Católica no país de maioria protestante, segundo uma pesquisa divulgada neste domingo pela BBC.

Segundo estatísticas de 2005, há cerca de 4,2 milhões de católicos no Reino Unido, cerca de 8% da população, concentrados principalmente na cidade de Liverpool, devido à numerosa imigração irlandesa.

A mesma pesquisa, realizada pela empresa ComRes com 500 católicos entre os dias 6 e 9 de setembro, 52% confessam que sua confiança na hierarquia eclesiástica foi prejudicada pelos escândalos de pedofilia protagonizados por membros do clero.

A metade dos entrevistados afirma também que deveria ser eliminado o celibato dos padres, enquanto dois terços defende que as mulheres tenham mais autoridade e status dentro da Igreja. Cerca de 57% dos católicos britânicos entrevistados diz acreditar que sua fé não é valorizada dentro da sociedade.

O papa Bento 16 chegará ao Reino Unido para uma visita pastoral e de Estado de quatro dias, durante a qual será recebido pela rainha Elizabeth 2ª, chefe da Igreja Anglicana, e participará de vários atos na Inglaterra e na Escócia --onde se concentra uma grande comunidade católica.

Esta será a 17ª viagem apostólica internacional de Bento 16 desde o início de seu Pontificado, em abril de 2005. Nos últimos meses, ele visitou Malta (abril), Portugal (maio) e Chipre (em junho). Contudo, será a primeira ao Reino Unido desde a viagem de João Paulo 2º em 1982, chega rodeada de polêmica pela sucessão de escândalos de abusos sexuais a menores protagonizados por padres católicos no mundo todo, incluindo nas Ilhas Britânicas, e por seu elevado custo, compartilhado entre o governo britânico e pela Igreja Católica.

Neste domingo, o papa afirmou estar "alegre" por ir ao Reino Unido e pediu a todos os fieis que o acompanhem na viagem que será empreendida nesta semana com orações. "Alegro-me de ir a este grande país", declarou o papa, ao término da audiência. "Peço a todos que me acompanhem com a pregação nesta viagem apostólica".

Ainda na celebração, o pontífice recordou o inglês John Henry Newman (1801-1890), que será beatificado em Birmingham, na Inglaterra, no dia 19. "Sua personalidade e seu ensinamento podem ser para a nossa época e para o ecumenismo uma fonte de inspiração", afirmou.

O Pontífice viaja na próxima quinta-feira para a primeira visita de Estado de um papa ao Reino Unido.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página