Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2010 - 10h12

Embaixada dos EUA na Jordânia emite alerta de ataque terrorista no país

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A embaixada dos Estados Unidos na Jordânia revelou nesta quarta-feira que existem informações confiáveis sobre a possibilidade de um atentado na cidade jordaniana de Aqaba, e aconselhou os cidadãos americanos a não viajarem para a localidade.

"Recebemos informações confiáveis sobre um possível atentado iminente na região do golfo de Aqaba. A embaixada americana aconselha o adiamento de todas as viagens oficiais e pessoais à Aqaba em pelo menos 48 horas", afirma o site da embaixada.

"Todos os cidadãos americanos residentes em Aqaba devem evitar o centro da cidade e a zona portuária na medida do possível", completa um comunicado oficial.

Um atentado no porto de Aqaba em 2 de agosto deixou um morto e cinco feridos.

Ainda no mês passado a embaixada americana em Tel Aviv (Israel) advertiu seus cidadãos em viagem a resorts de Eilat, no Mar Vermelho, para que soubessem onde estava localizado o abrigo anti-ataque aéreo mais próximo.

O aviso causou a ira do governo israelense que disse que o alerta deveria ser direcionado à cidade vizinha de Aqaba, já em território jordaniano.

De acordo com diplomatas o último aviso de viagem foi causado por preocupações de segurança depois que foguetes foram lançados a partir da península do Sina, no Egito, onde militantes islâmicos já tiveram intensas operações.

A Al Qaeda tem mantido atividades na Jordânia e já fez ataques no passado.

Militantes da Jordânia ligados à Al Qaeda foram considerados culpados por diversos planos de ataque nos últimos anos, tendo como alvo instalações ocidentais e do governo.

As relações entre os EUA e a Jordânia e o acordo de paz firmado entre Washington e Israel em 1994 não são populares no reinado árabe, onde há intenso apoio a militantes islâmicos em algumas regiões.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página