Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2010 - 02h59

Tufão Fanapi entra em Taiwan com ventos de 198 km/h; China está em alerta

Publicidade

DA EFE

O tufão Fanapi, que já causou três mortes em Taiwan, entrou na ilha perto da cidade de Hualian, com ventos de 198 km/h, informou o Centro Meteorológico Central (CMC) da ilha.

Toda Taiwan está afetada por fortes chuvas e ventos, que causaram a morte de uma mulher de 76 anos, afogada em um rio, em Pingsi, distrito de Taipé; e dois estudantes morreram no distrito de Taoyuan, em um canal, ao tentar salvar uma companheira.

A comunicação ferroviária e todos os voos nacionais e a maioria dos internacionais na ilha foram suspensos, e várias estradas estão fechadas devido a deslizamentos de terra e inundações.

Milhares de pessoas dos distritos centrais e sulinos de Chiayi, Nantou e Pingtung foram evacuadas, e em Taipé vários automóveis foram esmagados por árvores que caíram.

Segundo a rede de televisão TVBS, o Edifício 101, um dos mais altos do mundo, se arqueou pelo menos 15 centímetros devido aos fortes ventos.

CHINA

A China está em alerta perante a chegada do tufão, que segundo os meteorologistas será o mais intenso dos que afetaram o país este ano.

O Centro Nacional de Meteorologia da China espera para esta noite ou amanhã de manhã a chegada do Fanapi, que em um dos dialetos da Micronésia significa "pequenas ilhas do atol".

O tufão avança de Taiwan em direção noroeste para o litoral chinês a uma velocidade de até 20 km/h, com ventos de 162 km/h e rajadas de até 198 km/h no olho do furacão, informou hoje o centro meteorológico.

O país está em alerta máximo desde sábado, por isso que as províncias litorâneas de Cantão (Guangdong), Fujian e Zhejiang pediram às embarcações para se refugiarem nos portos.

O observatório espera que as intensas chuvas afetem até a província de Hebei, na divisa com Pequim, e provoque precipitações de menor intensidade em outras regiões do oeste e nordeste da China, assim como em algumas áreas da bacia do rio Yang Tsé durante três dias.

O Fanapi é o 11º tufão que afeta a China este ano, e espera-se que seja o mais intenso e devastador da temporada da monção à luz das últimas previsões.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página