Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2010 - 08h50

Com ventos de 100 km/h, tempestade tropical atinge Taiwan e segue rumo à China

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A tempestade tropical Lionrock atingiu nesta quarta-feira Taiwan, trazendo fortes chuvas e ventos, e segue agora rumo à China, já afetada pelas chuvas de monção.

Lionrock, a primeira tempestade tropical do ano, derrubou mais de 300 mm de chuva no sul de Taiwan, ao chegar com ventos de 100 km/h e a uma velocidade de 30 km/h. As autoridades alertam para os riscos de deslizamentos de terra e danos à infraestrutura.

Taiwan sofre ainda com a chegada do tufão Kompasu, que segue rota pelo oceano Pacífico e na direção da península coreana. A imprensa sul-coreana já noticia o Kompasu como a pior tempestade a atingir o país na última década. As previsões do site especializado Tropical Storm Risk (www.tropicalstormrisk.com) são de que ele alcance a categoria 2, com ventos de até 150 km/h.

A chegada do tufão levou a Prefeitura de Xangai, na China (leste da China) a suspender as aulas das escolas primárias e secundárias.

Os serviços meteorológicos preveem que o tufão não chegará à cidade, mas o fato de ele avançar a uma velocidade de 30 km/h pode causar fortes chuvas e ventos, sobretudo durante a tarde, o que levou à emissão do alerta azul, o mais baixo da escala.

Além disso, os navios próximos aos portos de Xangai receberam a recomendação de permanecer ancorados, enquanto as plataformas de extração de petróleo no leste do mar da China foram esvaziadas.

Os aeroportos seguem abertos, mas os passageiros foram aconselhados a checar a situação de seus voos antes de sair de casa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página